O município de Morretes, no Litoral do Paraná, deve firmar parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a instalação de uma unidade de extensão na cidade. Em estudo pela prefeitura municipal e conselho universitário, o futuro campus da Federal ficaria no Centro de Eventos da cidade, uma estrutura do Governo do Estado cedida ao município para a concretização do projeto.
“Queremos que esta união de esforços se reflita num grande projeto de desenvolvimento para o Litoral do Paraná”, afirmou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, neste sábado (25), no Cine Teatro de Morretes. Ele entregou ao prefeito Helder Teófilo dos Santos a minuta da mensagem enviada à Assembleia Legislativa e que passa a gestão do Centro de Eventos para o município.
A mensagem deve ser aprovada pelos deputados estaduais nos próximos dias. “É um espaço fundamental para o sucesso deste projeto”, avaliou o prefeito. Antiga fábrica de papel, o Centro de Eventos tem mais de 5 mil metros quadrados de área construída e foi totalmente reformado pelo Estado. “Tendo a sede aqui, Morretes e toda a região litorânea se beneficia com esta iniciativa”, reforçou Arns.
“Este espaço é o grande combustível para fazer com que este projeto seja viabilizado”, disse o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Uma equipe técnica da universidade acompanhou as visitas para fazer um primeiro levantamento da estrutura e modelo físico do local.
O secretário municipal de Planejamento, Carlos Alberto Gnatta Neto, comemorou a medida do Governo do Estado e disse que a estrutura será utilizada exclusivamente para o bem da população. “Com ou sem a vinda da Federal, vamos ampliar o uso do local. A ideia é que este prédio tenha relação com a comunidade morretense. O Centro de Eventos fica no coração da cidade e temos que criar essa relação de levar cidadania à população”, disse.
FUTURA UNIVERSIDADE – Ainda em estudo entre as partes (prefeitura e universidade) o futuro campus da UFPR em Morretes será um projeto de desenvolvimento da região litorânea. Para isto, serão analisadas as principais demandas de cursos na região, tais como: turismo, meio ambiente, agroecologia, educação no campo, artes, olericultura e floricultura.
Akel Sobrinho informou que a definição dos cursos que serão ofertados é o primeiro passo. Em seguida, vêm as necessidades físicas do Centro de Eventos. “Temos que chegar com um projeto estruturado no MEC (Ministério da Educação) para que eles aprovem.” O reitor ressaltou ainda a importância de um trabalho harmonioso, que respeite o lema de “cada coisa ao seu tempo”.
Acompanharam a solenidade os deputados federais Fernando Francisquini e João Arruda; os deputados estaduais Alceu Maron Filho e Mauro Moraes; prefeitos, vereadores e moradores de Morretes.
VISITAS – Ainda no município de Morretes, Flávio Arns visitou dois museus que expõem obras da Secretaria de Estado da Cultura: Galeria de Arte Mirtillo Trombini (com a exposição fotográfica de Jesus Sandoro) e Casa Rocha Pombo (que expõe a mostra fotográfica de Nego Miranda).
Fonte: AEN.