A Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul lançou nesta terça-feira (4) em Pontal do Paraná o programa Bom Negócio Paraná e o Banco do Empreendedor. O lançamento teve a participação do secretário em exercício, Ercílio Santinoni, e faz parte das ações do governo estadual de incentivo aos pequenos e micro empresários.
O Bom Negócio é direcionado a empreendedores informais, individuais, sociedades empresariais, sociedades simples, arranjos produtivos locais e cooperativas de produção, de serviços e de trabalho. A meta é atender 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais com receita bruta de até R$ 3,6 milhões por ano.
Os empresários têm acesso a crédito com taxas de juros reduzidas, que variam de 0,55% a 1,1% ao mês. O prazo máximo de pagamento vai de 12 meses a 24 meses. O financiamento é feito pelo Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná.
Os programas são resultado de parcerias entre o Governo do Estado, Fomento Paraná, prefeituras e diversas entidades, entre as quais Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), associações comerciais, Faciap, sindicatos, comerciantes, empresários e lideranças locais e regionais.