O ultramaratonista, Olierte Pereira, que trabalha no setor operacional do Porto de Paranaguá vai novamente participar de um grande desafio.
Trata-se da corrida chamada ULTRA Maratona Morretes-Guaraqueçaba, trajeto de 100 Km, parte no asfalto, parte em estrada de chão entre os dois municípios no litoral do Paraná. A corrida acontece no próximo dia 07 de setembro, sábado – feriado da Independência – com a participação de atletas de vários estados brasileiros.
O evento, diferenciado, é denominado auto-suficiente, na qual o atleta se responsabiliza por sua orientação de percurso – que estará devidamente sinalizado com placas, setas, fita zebrada e tinta no asfalto – e pela sua alimentação e hidratação durante o trajeto.
A largada é as 5h30 da manhã em Morretes, com o término em Guaraqueçaba. Haverá ainda a prova de 50km com largada em Tagaçaba para os atletas que preferem um percurso menor.
Olierte, tem como companheiro de treino e de provas, outro portuário, do Ogmo de Antonina: Edenoir Batista. Eles estão habituados a correr grandes percursos. Quase sempre treinam juntos, em torno de 35 km por dia, após o expediente que fazem nos portos paranaenses. Nesta corrida, Batista vai participar apenas torcendo pelo amigo. O desafio anterior que a dupla enfrentou foi a meia Maratona internacional do Rio de Janeiro em agosto, onde competiram cerca de 20.000 atletas de
todo o mundo. No Rio, tiveram excelente resultado, mantendo bons tempos de prova. Dos 183 competidores da categoria de Olierte, ele chegou em 21º e dos 98 competidores da categoria de Edenoir (Bino), ele chegou em 16º.
Edenoir Batista, compete na categoria 60/64 anos e Olierte Pereira, na categoria 55/59 anos. Eles começaram a treinar corrida a 10 anos e atualmente, com saúde e físico invejáveis, seus nomes são relacionados no ranking oficial de maratonistas brasileiros na revista Contra Relógio.
Mesmo sendo atletas reconhecidos, os portuários quase sempre participam das provas com recursos próprios. No ano passado, para a São Silvestre e em agosto, para a Maratona do Rio, eles conseguiram o patrocínio do empresário Carlos Delphim do Centro de Educação Profissional Rescuer de Curitiba. Na ULTRA Maratona Morretes-Guaraqueçaba, Olierte recebe o apoio dos colegas portuários. Eles fizeram uma “vaquinha” a arrecadaram o valor da inscrição.
Escrito por Giolete Babinski 04/09/2013.